Planejamento estratégico de uma empresa: aprenda com os erros de startups

Há muitos casos de negócios que naufragam já em seu primeiro ano de vida. Por isso, o planejamento estratégico de uma empresa deve ser pensado de forma cuidadosa para pavimentar um caminho de sucesso. Uma boa dica na hora de fazer esse planejamento é conhecer e aprender com os erros das startups.

No treinamento Tire Suas Ideias do Papel, liderado pelo empreendedor Christian Barbosa, que a Lift organiza em Sorriso (MT), você tem acesso a técnicas e processos para colocar em prática uma grande ideia, além de fazer uma incursão no mundo das startups. Neste post, elencamos as sete grandes falhas que comprometem startups – e podem comprometer a sua. Confira!

1- Oferecer algo que não interessa às pessoas

A sua empresa oferece produtos ou serviços a seu público-alvo? Independentemente da resposta, é fundamental que você faça uma análise prévia de que aquilo que será vendido interessa às pessoas.

Muitas empresas fracassam já nos primeiros meses porque não há mercado para o produto ou serviço comercializado. Há exemplos de empreendedores que se empolgaram demais com uma ideia que parecia promissora e se descuidaram da análise do mercado.

Se não houver um público claro para o seu produto, repense a ideia e procure adaptá-la à vontade dos consumidores.

2- Investir pouco em mão de obra qualificada

A base de clientes é um dos pilares de qualquer negócio. Outro ponto essencial de uma empresa é o seu capital humano. De que adianta uma grande ideia se ela for executada por profissionais pouco qualificados?

Economizar demais na mão de obra pode ser custoso em médio e longo prazo. Busque formar uma equipe competente e comprometida a crescer junto com o negócio. Se o seu time deixar a desejar, rapidamente os consumidores vão perceber e os resultados da empresa tendem a cair de forma acelerada.

3- Ter falta de foco e de prioridades

Para onde você deseja levar a sua empresa? Quais são os grandes objetivos do negócio?

Estabelecer prioridades é uma das chaves do planejamento de novos negócios. Não adianta querer abraçar o mundo, é recomendável definir metas claras e se manter focado para atingi-las.

A falta de foco limita os resultados e faz empresas patinarem no início de suas trajetórias. Para criar uma curva ascendente e contínua, é fundamental se manter dedicado ao que foi estabelecido como prioridade.

4- Calcular mal as demandas financeiras do negócio

Empresas podem precisar de diferentes montantes para funcionarem com eficiência. O chamado capital inicial varia de acordo com o porte do negócio, o mercado escolhido e os objetivos traçados.

Jovens empreendedores devem ter muita atenção à questão financeira para evitar tropeços ainda no início da caminhada. A grande dica é manter os pés no chão e não se empolgar diante de previsões otimistas. Faça uma análise financeira cuidadosa para não ter prejuízos severos logo de cara que impeçam a continuidade do negócio.

5- Buscar investidores e não clientes

O quinto grande erro dos novos negócios também tem tudo a ver com a questão financeira. Empreendedores menos experientes, quando se veem pressionados pelos números, passam a voltar os seus esforços à busca por investidores.

É legítimo captar mais recursos para fortalecer a empresa, mas isso não deve dispersar o empreendedor do mais importante, ou seja, a busca por novos clientes. Se o seu negócio não tiver uma base sólida de pessoas interessadas por seus produtos ou serviços, por que um investidor vai querer colocar dinheiro na empresa?

6- Deixar de pedir ajuda a profissionais experientes

Ninguém é perfeito ou sabe tudo sobre determinado assunto. Quando estamos começando em algo, a ajuda de pessoas mais experientes é muito valiosa. Jovens empreendedores devem ter isso em mente quando forem tirar a sua grande ideia do papel.

Muitos negócios enfrentam dificuldades iniciais e a palavra de uma pessoa experiente pode ajudar a solucionar problemas. Tentar resolver tudo sozinho é o caminho mais arriscado para um marinheiro de primeira viagem.

7- Dar pouco valor à estratégia de marketing

Conforme apontamos anteriormente, a captação de clientes é uma das bases para uma empresa ter sucesso. Isso significa que o planejamento estratégico não pode deixar de lado a preocupação com o marketing. 

No desenho do novo negócio, é preciso pensar em questões financeiras e de mercado a ser explorado, mas também mapear as melhores maneiras de atacar esse mercado. Como você pretende se comunicar com potenciais clientes? O que vai fazer para fidelizá-los? Empresas que não esclarecem essas questões podem enfrentar sérias dificuldades em seu início.

Para você saber mais a respeito do treinamento Tire suas ideias do papel, fale com a gente pelo WhatsApp: (66) 99681 9038!

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