Quais as Soft Skills que devemos desenvolver?

Quais as Soft Skills que devemos desenvolver?

Valeria Nakamura

 

Atualmente, há uma preocupação enorme sobre o futuro do trabalho devido ao crescimento da Inteligência Artificial. Muitos profissionais estão preocupados quanto às suas carreiras, se elas continuarão existindo ou não.

Logicamente, alguns trabalhos deixarão de existir e por isso precisamos refletir sobre quais competências precisaremos desenvolver que a Inteligência Artificial não conseguirá reproduzir tão facilmente.

As chamadas soft skills são habilidades que estão relacionadas à forma de se relacionar e interagir com as pessoas e afetam os relacionamentos. São importantes porque trazem flexibilidade às pessoas para se adaptarem ano novo cenário.

Abaixo são algumas das soft skills que devemos desenvolver:

  1. Gerenciamento de conflitos/ engajamento – hoje lidamos no ambiente de trabalho com uma diversidade de pessoas, com interesses diferentes, formas diferentes de pensar, sentir e agir, várias gerações, nacionalidades e assim por diante. Essa babel traz inúmeros conflitos entre as pessoas e precisamos buscar resolver para atingirmos os objetivos da organização. Precisamos elaborar ações para engajar mais as pessoas nas atividades e projetos que executam. Dica: assista a esse vídeo com Daniel Pink que fala sobre o que motiva ou não as pessoas https://www.youtube.com/watch?v=bIhHrL73d4s
  2. Produtividade pessoal – com a complexidade do mundo moderno com altas taxas de pessoas sofrendo de burnout e estresse, é necessário mudar o comportamento para ter uma vida que tenha mais equilíbrio. É um ciclo vicioso que muitas pessoas entram: trabalham cada vez mais e no final acabam tendo resultado abaixo do esperado, pois estão cansadas e ao trabalharem cada vez mais, pior vai ficando. Você encontra na Plataforma do Triad Prime, vários materiais do Christian Barbosa, Claudia Benevides, Alberto Dell´Isola, Anderson Santana.
  3. Comunicação efetiva – a comunicação é um dos grandes problemas dos conflitos existentes entre as pessoas e de retrabalhos que acontecem nas operações.
  4. Atendimento ao cliente – esse é um dos pontos fracos de grande parte das organizações. Não estou falando apenas do atendimento ao cliente externo, mas do interno também. Profissionais precisam entender a importância de desenvolver essa habilidade para ter mais resultados, menos conflitos, saber como ajudar da melhor forma.
  5. Inteligência emocional – lidar com as emoções (nossas e das outras pessoas) é essencial para conseguirmos melhorar nossos relacionamentos e calma para realizar as tarefas e tomar decisões mais assertivas. Assista a esse vídeo que traz um resumo do especialista Daniel Goleman https://www.youtube.com/watch?v=pnw3XqDAV9c
  6. Adaptabilidade – é a compreensão de que tudo mudo muito rapidamente e por isso, ao invés de ficar chorando, a única saída é buscar se adaptar aos novos momentos, por isso é importante a busca do desenvolvimento pessoal para que a pessoa tenha recursos para efetuar essa mudança. Acesse na plataforma a aula “Por que as pessoas têm medo da mudança?”
  7. Soluções de problemas/ tomada de decisões – problemas são as únicas coisas que nunca deixaremos de ter e cada vez mais o mundo está mais complexo e que exigirá soluções inovadoras. Na plataforma, você encontra materiais da Valeria Nakamura sobre Tomada de Decisões.
  8. Pensamento crítico – com a tecnologia, muitas vezes deixamos de pensar e deixamos que tomem decisões por nós. Porém, precisamos analisar cada situação e muitas decisões passam além de uma questão lógica, há questões também emocionais.
  9. Criatividade e inovação – os robôs foram criados pela criatividade das pessoas, assim como tantas outras coisas. Essa habilidade sempre será exigida dos profissionais. Acesse na plataforma a aula “A importância da inovação para as empresas”.
  10. Negociação – estamos negociando a todo momento e em todos os lugares, por isso habilidade necessária para todos os profissionais.
  11. Iniciativa e empreendedorismo – profissionais devem agir como se fossem donos de suas células de trabalho, tendo iniciativa para novas ações e inovações. Você encontra na Plataforma do Triad Prime, vários materiais do Christian Barbosa, Valeria Nakamura.
  12. Colaboração virtual – muitos trabalhos já são feitos remotamente, muitos profissionais trabalham com equipes que estão espalhadas pelo mundo. Assim o uso da tecnologia é importante, mas também entender culturas e valores diversos para que a comunicação seja fluída.

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