Investimento e retorno – Uma análise necessária.

Investimento e retorno – Uma análise necessária.

Investimento e retorno são termos que representam um dos mais importantes aspectos de um empreendimento. Apesar de não se tratar de nenhuma composição musical podemos dizer que constituem um dueto inseparável.

Compará-los a um dueto é ótima analogia, já que um investimento que traz retorno positivo é como música melodiosa e agradável para nossos ouvidos.

Mas, a análise de um investimento e o que ele traz de retorno pode não ser tão simples. Requer certa atenção e precisa ser feito constantemente.

Para muitos empreendedores isto não é novidade,  já que qualquer empresa que tenha uma meta de progresso, necessita investir. E quem investe espera retorno favorável. É bem parecido com plantar boas sementes, na esperança de colher bons frutos.

E isso acontece, sabia? É possível arriscar-se em uma empreitada e obter resultados bastante favoráveis. No entanto, existem certas condições para isso. A primeira delas é saber o que se está fazendo, ou seja, é fundamental ter conhecimentos neste campo.

Por isso, é que neste artigo, vamos conversar sobre muitas questões que envolvem o investimento e seu provável retorno.

Se você não sabe como calcular o retorno de um investimento e deseja entender os indicadores principais de um bom negócio, fique com a gente. Temos muito a te mostrar.

Investimento e Retorno : como analisar

O melhor jeito de calcular o retorno de um investimento para analisá-lo, é através de cálculo do ROI- (Return on Investment).

Esta expressão se refere à quantia de dinheiro que uma empresa ganha ou perde em virtude de um investimento. Ou seja, é um cálculo usado para mensurar o prejuízo ou o lucro que resultaram dos investimentos.

O ROI é uma forma de verificar se o capital está ou não sendo bem aplicado. Além disso, proporciona uma análise bastante expressiva do que cada investimento significa para o estabelecimento.

E tem mais, é com este resultado que se pode observar possíveis erros na aplicação dos recursos. Portanto, quando se realizam cálculos utilizando-se esta estratégia, fica fácil identificar quais investimentos devem permanecer e os que devem ser descartados.

Como você vê, analisar investimento e retorno não é algo que um empreendedor possa ignorar. Se não sabe, ainda como calcular o ROI veja no tópico a seguir.

ROI – Retorno sobre Investimento: Como calcular esta métrica

Para tudo existe um esquema facilitador, portanto, para o cálculo do ROI existe uma fórmula. Esta  simplifica a tarefa de avaliar os investimentos feitos.

Quando se deseja verificar se houve retorno do que foi investido, aplica-se a fórmula indicada pela diferença entre receita e custo dividida pelo custo.
Em outras palavras, em forma de equação podemos representar assim:

Aqui cabe um exemplo para melhor compreensão. Imagine uma empresa de tecnologia que investiu em um novo equipamento (R$ 10.000,00) e com ele houve uma geração de novos negócios que deu uma receita de R$ 100.000,00.

Dessa forma conclui-se assim:

Após o cálculo feito, observamos que o ROI foi = 9 significando que houve um retorno 9 vezes maior do que foi aplicado.

Desta forma, o gestor poderá calcular qualquer outro investimento feito, e comparando-os saberá qual deles foi lucrativo e em qual houve prejuízo.

Vantagens de calcular o ROI

Naturalmente, que você já percebeu o quanto  é valiosos calcular o investimento e o retorno, não é mesmo?

Mas , não custa destacar a relevância do ROI. Veja suas vantagens e compreenda por que é tão importante calcular o retorno de um investimento.

Com o ROI você consegue:

  • Mensurar a assertividade dos investimentos feitos;
  • Pautar suas decisões em dados reais;
  • Basear-se nos resultados para a tomada de decisões;
  • Não perde de vista a saúde financeira da empresa;
  • Te ajuda a criar metas para a expansão do negócio;
  • Consegue ter dados concretos para decidir se deve ou não apostar em determinados investimentos;
  • Consegue fazer estimativas a respeito de novos negócios;
  • Perceber se a empresa está expandindo;

Enfim, analisar investimento e retorno pode te levar a obter estimativas mais assertivas sobre a aplicação do capital. Percebe-se também,  até que ponto um investimento determinado tem potencial para geração de lucro.

Sua empresa vai bem? ROI como indicador e o que mais?

O ROI pode atuar como um dos indicadores do negócio. A partir dele pode-se refletir sobre as iniciativas futuras da empresa. No entanto, como dizia Shakespeare “Há mais coisas entre o céu e a Terra do que supõe nossa vã filosofia.” Portanto, prepare-se para ir além, pois não é só isso.

Para saber se seu empreendimento está caminhando para o sucesso, você precisa lançar mão de vários indicadores. Um empreendedor inteligente vai usá-los para delinear os próximos  caminhos da empresa.

Saiba que pesquisas sobre investidores e empresas apontam como um grave erro, o fato de não considerar os indicadores na hora de empreender. Por isso, fique atento e observe o que mais você precisa acompanhar.

Além do Roi, não perca de vista outros indicadores.

  • O Fluxo de caixa.

É super importante que todos os seus atos estejam em consonância com o que entrará e sairá do caixa de seu empreendimento. Com o fluxo de caixa em vista, você consegue analisar fazer previsões e antecipar soluções. Isso te fornece expectativas mais reais pra futuros investimentos.

  • O DRE- Demonstração do Resultado do Exercício.

Este é outro indicador que um empresário não pode perder de vista. Com ele pode ficar bem mais fácil observar se a empresa está obtendo lucro ou prejuízo. Este relatório pode revelar a quantas anda a saúde financeira de seu negócio.

  • A lucratividade.

O lucro ou resultado líquido também deve ser considerado. Porém, tenha cuidado pois quando está em alta não quer dizer que você pode gastar à vontade.

  • Controle orçamentário.

Este é um indicador relevante, já que por meio dele pode-se averiguar se as metas estão em dia e se os recursos estão sendo aplicados sabiamente.

Além disso, possibilita resolver alguma inadequação, antes que se torne um problema. Muitas vezes, não se consegue efetivar o que foi previsto.

Um orçamento planejado te ajuda nesse caso, pois te permite manter um equilíbrio entre o que foi planejado e o que realmente está sendo realizado.

  • Índice de satisfação da clientela.

Estes índices de satisfação vão te dizer o quanto sua marca é bem quista. É o que revela o quanto seus clientes estão satisfeitos com o que sua empresa oferece.

  • Taxa de conversão de vendas.

Conhecendo este indicador você consegue saber como está o crescimento de vendas de seus produtos.

Estes são apenas alguns indicadores. Eles te servem de guia para que seu negócio se posicione no mercado. São como bússola que te orienta, mostrando para que lado seguir, te norteando para o alcance do sucesso.

Agora você já sabe, Investimento e retorno estão no topo das tarefas para que sua empresa fique organizada e pronta para crescer. Não deixe de empenhar-se neste sentido. E se você já faz isso, deixe seu comentário, divida conosco sua experiência. Ah, e não esquece de compartilhar o artigo com sua equipe.

 

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