O que é a metodologia SMART e o seu papel na tomada de decisão

Na língua inglesa, “smart” significa inteligente. Não é por acaso que a palavra foi definida também como acrônimo para a chamada metodologia SMART. Você já ouviu falar desse conceito?

Em linhas gerais, a metodologia SMART consiste em cinco parâmetros que, somados, trazem grande consistência aos seus objetivos. Entenda o que é SMART:

  • S: specific (específico)
  • M: measurable (mensurável)
  • A: attainable (atingível)
  • R: realistic (realista)
  • T: timely (tangível)

Perceba que cada um dos parâmetros tem importância na definição de metas e objetivos. Existe também uma relação de continuidade no raciocínio, ou seja, você deve utilizar a metodologia SMART na sequência de verificação: específico, mensurável, atingível, realista e tangível. Para que um objetivo faça sentido e tenha grandes chances de êxito, é fundamental que os cinco parâmetros sejam cumpridos.

As etapas da metodologia SMART

Os cinco passos da metodologia SMART têm um caráter complementar e cumprem um papel de validação para metas corporativas ou pessoais.

  • Específico: o objetivo deve estar claro e desenhado. Quando essa etapa inicial não está bem estabelecida, há chances de um tropeço mais à frente.
  • Mensurável: como saber se a sua meta está no caminho certo? É importante definir os aspectos a serem avaliados ao longo do progresso. O objetivo tem de ser mensurável para minimizar os riscos de uma impressão errada a respeito de seu sucesso.
  • Alcançável: soma-se ao segundo passo o que conhecemos, popularmente, como “manter os pés no chão”. É positivo que o objetivo seja ambicioso, mas isso deve ter a medida certa para que a sua conclusão seja possível. Essa etapa é fundamental também quando pensamos em objetivos futuros que darão continuidade à meta presente.
  • Realista: você acredita no objetivo que foi traçado? Tem convicção de que ele tem potencial para transformar algo em sua vida ou em seu ambiente profissional? Uma meta realista é aquela em que a própria pessoa acredita e mantém a motivação para seguir em frente. Caso contrário, ela não lutará de fato para atingir o objetivo.
  • Tangível: um objetivo só é eficiente quando existe um prazo para a sua conclusão. Ainda que o deadline seja distante, é muito importante ter esse norte temporal, pois isso impede que você patine e tenha um progresso muito tímido. Nesse sentido, metas parciais dentro de uma régua de tempo contribuem para a construção do objetivo maior.

Metodologia SMART e a tomada de decisão

As cinco etapas da metodologia SMART são importantes não apenas para você traçar objetivos profissionais e pessoais. Essa é somente uma das decisões em que a SMART pode ajudar.

Todas as tomadas de decisão que você tem em seu dia a dia corporativo podem ser beneficiadas pela metodologia SMART. Em cada pequeno momento de escolha, vale a pena parar por alguns minutos e pensar se se trata de algo específico, mensurável, alcançável, realista e tangível.

Do ponto de vista dos líderes, a metodologia SMART é relevante também para que as tarefas sejam delegadas com eficiência. As atividades e os objetivos que serão cumpridos a partir delas têm de respeitar os cinco aspectos da SMART. Quando todos eles são considerados, as chances de uma decisão acertada são muito maiores.

Desenvolva a sua capacidade de tomar boas decisões!

A metodologia SMART é um dos vários aspectos abordados por Valeria Nakamura – referência nacional em tomada de decisão – no treinamento Decision Makers. O workshop, que se estende ao longo de um dia inteiro, passa por todas as etapas que um líder deve cumprir ao tomar decisões em seu negócio ou em sua vida. Decision Makers é uma excelente oportunidade de desenvolvimento para quem comanda a sua própria empresa ou lidera uma equipe dentro de uma corporação. Saiba tudo sobre o treinamento neste link.

Ultimos Artigos