Quais as Soft Skills que devemos desenvolver?
Quais as Soft Skills que devemos desenvolver? Valeria Nakamura...
Continuar lendo >Crianças que aprendem a lidar com dinheiro têm mais chances de se tornarem adultos mais conscientes no uso dos recursos. A educação financeira para crianças ainda é falha no Brasil, por isso devemos buscar caminhos para proporcionar isso a elas.
Uma das iniciativas mais modernas em educação financeira para crianças é o game Educash. O jogo coloca os pequenos na pele do porquinho astronauta Edu, que viaja por diferentes planetas em busca de recursos.
Ao longo da história, as crianças têm a oportunidade de negociar, comprar e vender, além de outras interações que cria uma aproximação em relação ao dinheiro. O caráter lúdico do game torna o aprendizado mais leve e divertido.
O potencial do game Educash motivou a Lift Treinamentos a trazer o jogo para Sorriso – MT. Durante um treinamento com quatro horas de duração, as crianças se divertem com o jogo em um primeiro momento e, na sequência, participam de uma roda de conversa com educadores. Essa etapa sedimenta os aprendizados e apresenta conceitos a elas.
Veja a seguir o que as crianças aprendem no treinamento com o game Educash.
É natural que as crianças, no início, enxerguem o dinheiro apenas como aquele pedaço de papel que pode ser trocado por brinquedos e guloseimas.
Durante o treinamento, os educadores explicam que o dinheiro pode ser poupado para o futuro e também investido para que se multiplique com o passar do tempo.
Se perguntarmos a 10 crianças o que é orçamento, talvez nenhuma delas tenha a resposta na ponta da língua. O treinamento é também uma oportunidade de apresentar o conceito de orçamento e como essa ferramenta ajuda ao longo da vida.
Vale lembrar que muitos brasileiros estão endividados por não terem conseguido formatar um orçamento organizado para não perder o controle sobre as próprias contas.
O antagonismo entre razão e emoção pode não soar tão estranho para as crianças. Mas elas não têm grande conhecimento sobre o papel das emoções na relação que temos com o dinheiro.
Durante o treinamento, as crianças são orientadas a controlarem seus impulsos ao lidarem com dinheiro e a pensarem bem antes de tomar decisões. As boas escolhas financeiras vão reduzir bastante as chances de um tombo financeiro mais à frente.
Se tem uma coisa que as crianças conhecem bem é o desejo. Elas querem porque querem ter o novo joguinho ou o brinquedo que está em alta. Mas essa vontade nem sempre se traduz na conquista daquilo que elas desejavam.
Após jogar o Educash, as crianças passam a entender que poupar dinheiro e recursos viabiliza conquistas futuras. Aquele item caro que elas desejam pode ser obtido dentro de alguns meses, desde que o volume necessário de dinheiro seja economizado.
Por mais que vejam os pais indo para o trabalho, as crianças não têm uma ideia muito clara sobre a relação disso com o dinheiro. O treinamento é uma oportunidade para passar essa noção básica da geração de renda.
A compreensão sobre a relação entre dinheiro e trabalho é positiva também por despertar um sentimento de responsabilidade. As crianças passam a compreender melhor a importância de trabalharem quando adultas para formarem uma renda mensal.
Ao longo do treinamento, diferentes competências curriculares são desenvolvidas pelos educadores. O destaque, naturalmente, fica por conta da matemática, já que as crianças têm de fazer cálculos e comparar medidas e grandezas. Existe também uma evolução em relação a lógica e linguagem, pois as crianças são convidadas a argumentar e a interpretar fatos.
Agora que você já sabe o que as crianças aprendem no treinamento com o game Educash, que tal conhecer mais detalhes sobre o evento? A educação financeira para crianças é o grande objetivo da Lift com esse treinamento, que acontece em Sorriso – MT. Saiba mais a respeito neste link.
Quais as Soft Skills que devemos desenvolver? Valeria Nakamura...
Continuar lendo >Quero fazer um trocadilho entre ser um empresário da...
Continuar lendo >Quantas vezes você acreditou que não poderia fazer algo...
Continuar lendo >