Planejando seu ano novo!

O fim de ano chegou! Como de costume, olhamos para trás, refletimos acerca do ano que se passou e pensamos: “O que eu fiz esse ano? Nossa, nem vi passar!”

As metas para 2018 outrora estabelecidas, naquela sexta-feira à tarde em seu trabalho, foram de fato alcançadas? Você foi à academia, brincou mais com os seus filhos, fez os exames periódicos, visitou a sua família, comprou o carro que desejava e poupou o dinheiro que tinha proposto para si?

A verdade é que muitas vezes, definimos algumas metas para o próximo ano e não colocamos em prática simplesmente por procrastinar ou então, falta de planejamento para realizar o que se deseja. Em nosso primeiro artigo no Blog da Lift Desenvolvimento Humano, gostaria de falar com vocês a respeito de uma ferramenta muito simples, mas que pode te ajudar a colocar as metas mais simples em prática, para que em 2019 os seus objetivos sejam alcançados.

Você já ouviu falar em PDI? O Plano de Desenvolvimento Individual pode ser um grande aliado na hora de você colocar em prática aquela ideia que veio a sua mente, ou então se deseja desenvolver alguma habilidade durante um período determinado. Vamos supor que você planejou em 2018 fazer aulas de inglês, mas, todo mês percebia que não tinha dinheiro para a matrícula. O PDI irá te ajudar a se organizar de maneira clara, para que no próximo mês você perceba que tudo é uma questão de organização e prioridades.

Veja o exemplo abaixo:

Entenda, alguns detalhes são de extrema importância para que você consiga colocar o que propôs no seu PDI em prática. A primeira delas é: Coloque uma meta clara. Poderia ter escrito, por exemplo, apenas “Viajar para a praia”. Mas como vou fazer todos os orçamentos sem saber para qual lugar desejo ir? Metas claras e bem planejadas são atingíveis e este é o primeiro motivo pelo qual muitas vezes não conseguimos colocar em prática o planejado.

Em segundo lugar, tenha as datas bem definidas e lembre-se de ser realista no momento de colocar o prazo em sua atividade. Não adianta colocar um prazo inatingível, isso gera frustração e não realização. Em terceiro lugar, faça suas contas pessoais e tenha bem definido, qual sua situação financeira atual, para saber em quanto tempo conseguirá atingir a sua meta, além de poder enxergar através deste planejamento financeiro quanto você gasta, quais são os gastos desnecessários e o que você pode fazer de diferente na sua vida financeira. Em quarto lugar, tenha os passos bem definidos. Escreva passo a passo, de forma clara e bem específica o que precisa ser feito para que a sua meta seja atingida e então, comece a colocar em prática.

Existem muitas outras ferramentas das quais você pode usufruir para planejar as ações que tornaram realidade as suas metas. Eu escolhi falar hoje sobre o PDI, porque além de ser muito simples, ele pode ser aplicado por qualquer pessoa em seu trabalho ou vida pessoal, com sua família ou de forma individual.

Espero que tenham entendido a importância desta ferramenta e que a utilizem, afinal, o PDI só tem a contribuir para que você realize o que deseja! Até a próxima!

 

Por: Victória Akemi

Ultimos Artigos