Quais as Soft Skills que devemos desenvolver?
Quais as Soft Skills que devemos desenvolver? Valeria Nakamura...
Continuar lendo >O mundo em constante transformação e o avanço acelerado dos meios digitais impacta diretamente o empreendedorismo. Como realizar uma gestão adequada ao novo momento que vivemos para não perder competitividade? Uma das soluções é a gestão 4.0.
O conceito de gestão 4.0, que deriva da quarta revolução industrial, surge principalmente da necessidade que as empresas têm de atender às expectativas de seus clientes. A transformação digital deixou as pessoas mais exigentes ao escolherem seus produtos e serviços favoritos.
Antes de optar pela marca A ou B, o consumidor quer entender uma série de aspectos para tomar a melhor decisão. E é aí que as empresas mais conectadas têm maiores chances de conquistá-lo.
A gestão 4.0 propõe que as companhias estejam em permanente contato com clientes e potenciais clientes. Isso pode se dar por canais físicos ou digitais, mas o importante é não deixar a relação esfriar.
Não basta falar sempre com as pessoas, é preciso saber a melhor forma de fazer isso. A gestão 4.0 também se baseia na qualidade do atendimento e em sua customização. Cabe às marcas saber como falar com cada cliente de acordo com seu perfil.
Uma das barreiras que a gestão 4.0 enfrenta em pequenas e médias empresas é o receio que alguns empreendedores têm em abraçar o digital. Muitos deles temem não possuir o domínio tecnológico ou não ter os profissionais certos para isso.
É natural que existam dificuldades no início, mas a transição para meios digitais é um caminho a ser percorrido. O mundo corporativo tende a ser cada vez mais pautado em interações virtuais, seja com clientes ou com fornecedores.
Uma motivação para superar esse medo é a oportunidade de passar à frente dos concorrentes. Em certos segmentos, há grande resistência em incorporar ferramentas digitais, por isso quem for pioneiro tem muito a ganhar.
Adotar o digital como parte importante da empresa não é o único desafio do líder na gestão 4.0. A transformação passa também pela forma como ele se relaciona com as pessoas.
O tradicional chefe, que dá ordens e distribui tarefas, dá lugar a uma figura mais agregadora e adepta do diálogo. Na gestão 4.0, o líder busca ouvir cada colaborador para explorar da melhor forma possível as suas habilidades.
Em resumo, a liderança deve se pautar no entendimento do potencial da equipe, o que potencializa os resultados e motiva todos os colaboradores envolvidos.
(Leia também: Como a liderança colaborativa pode ajudar sua empresa)
A gestão 4.0 está em ascensão e empresas de diferentes segmentos podem entrar nesse barco. Esse post deu uma ideia mais geral sobre o conceito, mas é recomendável que você estude mais para encontrar o caminho certo de implementá-lo em seu negócio.
Uma das formas de ampliar seus conhecimentos é participar do evento Otimiza, que acontece no dia 19 de novembro, em Sorriso (MT) e conta com a participação de Christian Barbosa e Joel Jota.
Christian é um empreendedor de sucesso com sete livros publicados. Ele se notabilizou pelos estudos sobre produtividade, além de sua atuação como investidor-anjo em mais de 10 startups voltadas à área de tecnologia. E Joel é uma referência em alta performance e desenvolvimento pessoal, com uma série de insights que ajudam a potencializar resultados.
O Otimiza traz vários ensinamentos sobre empreendedorismo por dois profissionais que estão entre os grandes nomes brasileiros nessa área. Você terá a oportunidade de aprender mais sobre gestão 4.0, produtividade e elevação de resultados. Mande um WhatsApp pra gente e saiba tudo sobre o evento: (66) 99681 9038.
Quais as Soft Skills que devemos desenvolver? Valeria Nakamura...
Continuar lendo >Quero fazer um trocadilho entre ser um empresário da...
Continuar lendo >Quantas vezes você acreditou que não poderia fazer algo...
Continuar lendo >