Como saber que é a hora de promover meu colaborador.

Como saber que é a hora de promover meu colaborador.

Como saber que é hora de promover meu colaborador? Esta é a questão que se impõe a tantas outras, quando o empreendimento se vê em situação de estabilidade. Se tudo vai bem e se percebe que o time precisa de um impulso, esta é a hora.

Porém, é normal que a insegurança aconteça, em virtude de diversas dúvidas que surgem nesta ocasião.

Em toda empresa sempre há aqueles que se destacam na função que estão exercendo. E você deve estar imaginando: “Sendo assim, basta promover os que se sobressaem”. Parece óbvio, não é?

No entanto, não é tão simples assim. É situação que está diretamente vinculada à organização da empresa. Tudo depende de como foram tomadas as decisões por ocasião da criação e montagem do negócio.

Se o proprietário preocupou-se em organizar, por exemplo, um plano de carreiras dentro da empresa, ou se estabeleceu critérios de promoção, a ação fica mais simples.

Muitas companhias passam por isto sem problemas. Estas, logo no começo, já deixaram planificada esta questão dentro dos recursos humanos.

Mas, sempre é tempo de pôr em dia o que falta. E se sua empresa ainda não tem bem estruturada a maneira de promover os funcionários, podemos ajudar.

Continue lendo e veja muitas sugestões para responder à pergunta: “Como saber que é hora de promover meu colaborador.”

Qual a importância de uma promoção de cargo e como ela impacta sua empresa.

Primeiramente é preciso entender qual o sentido de uma promoção de cargos. Outro aspecto é ter em mente a importância que isto tem dentro da empresa. Somente depois, poderemos pensar na inquietação: “Como saber que é a hora de promover meu colaborador”.

Vamos, então, por partes. Afinal o que significa promoção de cargos?

Promover um funcionário é uma das maneiras de reconhecer o trabalho que ele desempenha, com excelência dentro do estabelecimento.

Quando um trabalhador vai além das expectativas e atinge um patamar de qualidade em sua função, ele estará contribuindo para o crescimento da instituição.

Nada mais justo do que demonstrar gratidão e apreço, ofertando ascensão a cargo superior. Mas, isso favorece o crescimento da empresa?

A resposta é um sim bem real, pois baseia-se em fatos há muito já comprovados. Não é preciso ser um expert dos negócios para saber que uma empresa só avança com o empenho e progresso de seus funcionários.

Um empreendimento em crescimento é aquele que está caminhando a todo vapor. É o que bate metas e torna sua marca desejável. E fique sabendo que isso se conquista com o trabalho cotidiano de cada empregado.

É o colaborador esforçado, que é assíduo e que produz qualidade, quem eleva, com seu trabalho, uma empresa à excelência. Você ainda tem dúvidas? Veja o exemplo abaixo.

Mário e Franciscão

Franciscão é um grande funcionário, mas, não no desempenho, apenas no tamanho. É daí que vem seu apelido. Além de grande é meio folgado.

Apesar de exercer importante função na linha de produção, ele chega atrasado, tem inúmeras faltas e não entrega o que precisa ser feito!

O que você acha que ele pode causar ao final do período, senão prejuízo?

Por outro lado, conheça agora quem tem atitudes que são o inverso da conduta de Franciscão. Estamos falando de Mário, um funcionário do mesmo setor.

Mário supre as faltas do colega faltoso, trabalhando em dobro. Ele consegue dar conta de sua produção e ainda ajuda os demais. Contribui com sugestões para agilizar o trabalho e está continuamente incentivando os parceiros a aperfeiçoarem-se.

Pense no quanto Mário está colaborando para o bem de seu negócio. Será que não seria merecedor de uma promoção?  Aposto que você ficou empolgado com o Mário e está morrendo de ódio do Franciscão, não é?

Espero que sua empresa tenha uma porção de Mários e nenhum Franciscão, pois isso pode te dar trabalho!

Tudo isso te fez refletir sobre a importância do desempenho. E você entendeu o porquê de uma promoção? Mas, agora vamos pensar nas contribuições que sua empresa ganha ao promover um funcionário.

Como uma promoção pode impactar minha empresa?

Um empreendimento tem muito a ganhar ao premiar seus colaboradores. A promoção funciona como um chamariz de produtividade. Isso acontece porque serve como incentivo para os demais funcionários.

Os que ainda não chegaram lá, vão se espelhar no exemplo de quem foi promovido. É muito provável que no próximo período haja mais realizações acima das metas propostas.

Mas, nem tudo são flores. O contrário também é verdadeiro. Situações adversas podem ocorrer. Entenda que existem também situações que se opõem, em certos casos, a esse benefício. Veja os dois lados da questão.

 

O lado positivo e o negativo das promoções.

Pontos Positivos Pontos negativos
A promoção de um incentiva outros. Pode ocorrer inveja por parte de alguns.
Há aumento de produtividade, pois a equipe é estimulada Os que não têm firmeza e autoestima sentem-se desestimulados.
Desperta-se o senso de competividade ética e desejável. Pode gerar disputas negativas que impedem o compartilhamento de ideias e soluções.
Possibilidade de ampliação da equipe e renovação do quadro de funcionários. Dificuldades em adaptações aos novos cargos.
Você retém talentos em sua empresa e assegura a permanência dos bons.
Promover é ação que faz crescer o engajamento.
Redução de turnover , pois os colaboradores que não são reconhecidos por  seu talento, tendem a partir para outras empresas.

O turnover é a rotatividade de funcionários dentro da empresa. É condição que depõe contra a estabilidade. Alto índice de turnover significa que há saída de pessoas da empresa de forma excessiva.

 

Como a tabela nos revela, os pontos positivos são bem mais significativos que os negativos. Você também concluiu que vale a pena promover? Ok. Então vamos ver como você pode fazer isso.

Como saber que é  hora de promover meu colaborador?

Estando ciente da relevância desta atitude, é preciso perceber o momento certo de realizar a promoção. Isto pode fazer parte da estratégia de desenvolvimento, ou seja, pode já estar estabelecido entre as regras que regem o funcionamento da instituição.

Você pode e deve estabelecer critérios para as prováveis promoções. Mesmo porque ninguém propõe uma ascensão de cargo simplesmente do nada. Não se pode dar uma promoção pela carinha linda do colaborador, ou pela empatia do operador de sistema.

É necessário estabelecer critérios sérios. Naturalmente que empatia e boa presença até ajudam na interação com os clientes e com a equipe, mas não podem representar os critérios mais relevantes.

Veja que critérios usar no plano de promoções de sua empresa.

  •     Estabeleça períodos para realizar promoções.

Este item é decisivo . É ele que te responderá a questão: “Como saber que é a hora de promover meu colaborador”. Aqui você e sua equipe de RH definirão o espaço de tempo em que acontecerão as promoções.

  1. Elas podem ocorrer de várias formas. Podem ser anuais.

Neste caso, organize-se para uma avaliação dos funcionários, a cada fim de ano

  1. Podem ser trimestrais.

E será preciso fazer a análise de desempenho ao final de cada trimestre.

  1. Podem ocorrer promoções a cada vez que a empresa obtiver resultados acima da média, no mercado.

Esta terceira alternativa serve também como estratégia para impulsionar a produtividade , pois sabendo disto cada um vai querer empenhar-se cada vez mais para conseguir o máximo, e assim, estar dentro do quadro dos promovidos.

  1. Mas, as promoções também podem contemplar o “tempo das vacas gordas”, expressão popular para bons tempos financeiros.

Apesar de não constituir um critério estável, pode servir como bonificação nas ocasiões em que sua marca ganha maior visibilidade e cativa e fideliza mais clientes.

   Formação e qualificação

Este é um item relevante. É uma forma de impulsionar crescimento. Os colaboradores passam a ter mais interesse em ingressar em cursos e faculdades. Isto é ótimo para qualquer firma, pois qualifica e capacita os funcionários.

   Produtividade – atendimento a metas

A produtividade deve ser observada em todos os aspectos. Um trabalhador que bate metas e até mesmo as ultrapassa, te interessa, não é? E se demonstra ter potencial para um cargo superior, o perfil estará perfeito.

Alguns funcionários revelam claramente estarem prontos para subir de nível, pois interessam-se por novos projetos e têm iniciativa.

   Interesse em novos aprendizados

Você terá que achar um meio de observar seu time de trabalhadores. Os interesses mínimos devem ser verificados. Neste processo haverá os que querem novos desafios.

Estão sempre trazendo ideias, aprendem outras funções, interessam-se pelo todo da empresa. Estes facilmente se adaptarão às novas funções, portanto são fortes candidatos à promoção.

   Habilidades de líder

Interação / Espirito de união/ Capacidade  de compartilhar saberes.

Estas são qualidades de quem está pronto para gerenciar. Suas competências são percebidas com clareza no cotidiano. Eles orientam os parceiros, sabem motivar os demais, possuem empatia e facilidade de comunicar-se.

Além disso, não raro se colocam no lugar de outros desempenhando com destreza outras funções.

   Empatia com os clientes

Uma qualidade interessante é a que mostra os empregados que sabem vender sua marca. Eles conseguem estabelecer uma interação ótima com a clientela e até os convence a adquirir produtos, facilmente.

Algumas recomendações na hora de escolher quem será promovido

Algumas sugestões você deve seguir nesta questão. Antes de promover observe se seu funcionário:

  • Está realmente à altura do futuro cargo, ou seja, veja se ele é capaz de adaptar-se bem e entregar bons resultados.
  • Tenha cuidado em promover para a gerência ou chefia de departamento. O escolhido deve ter características de líder. Como por exemplo, competência para gerir outros profissionais, proatividade e boas qualidades interpessoais.
  • Outro ponto de atenção é não deixar de analisar o candidato à promoção como um todo. Avalie com base em resultados palpáveis, como por exemplo, a participação em algum projeto ou o sucesso em alguma venda.
  • Observe se é alguém que tem afinidade pela marca, que respeita a política e as regras e compreende a essência da empresa.

Com uma organização de critérios, sua empresa não terá dificuldades, e saberá o momento exato de elevar os trabalhadores que merecem, à melhores cargos. Aplique as sugestões e obterá bons resultados.

Dessa forma, a indagação “Como saber que é a hora de promover meu colaborador” será respondida sem problemas. E se você, é empreendedor e tem mais sugestões sobre este tema, comente aqui na página. Boas ideias devem ser compartilhadas.

 

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