Quais as Soft Skills que devemos desenvolver?
Quais as Soft Skills que devemos desenvolver? Valeria Nakamura...
Continuar lendo >Sua empresa elaborou um Planejamento Orçamentário neste último ano? Se não o fez, ainda é tempo de organizar-se. Este plano pode até parecer algo muito complexo, mas nem tanto.
Com bom senso e discernimento e tendo em mãos os resultados dos últimos anos, fica fácil de fazer. Muitos gestores usam o DRE – Demonstrativo do Resultado do Exercício de anos anteriores.
Este resumo de toda a situação financeira mostra receita-despesa-lucro ou prejuízo do período passado. Esta estatística ajuda a delinear novos caminhos e criar estratégias para solucionar problemas e alcançar melhores resultados.
Em síntese, podemos dizer que planejar o orçamento é organizar a parte financeira, assim como fazemos no dia a dia com nossas despesas pessoais. No caso, porém, das empresas há um objetivo específico a atingir. E este é o lucro.
Orçar é o mesmo que fazer estimativas traçando planos para o amanhã. E isso é de suma importância para qualquer empresa, independentemente de seu tamanho. Assim sendo, tanto as pequenas, quanto as médias e grandes empresas devem traçar seus planos.
Aqui vamos conversar sobre isso. E se você tem dúvidas sobre o que é planejamento orçamentário, para que fins ele serve, como fazer e quem deve se envolver nele, a hora é essa! Continue a leitura e passe a entender tudo isso e além.
Planejamento Orçamentário empresarial é um plano elaborado para organizar os próximos períodos de um empreendimento, fazendo previsões que permitirão visualizar o alcance das metas.
Trata-se, na verdade, de fazer projeção das receitas, despesas e resultados com a finalidade de encontrar estratégias que permitirão decidir os melhores caminhos para o próximo período.
É um documento que pode ser organizado para períodos trimestrais, semestrais ou anuais. Com ele em mãos é possível definir que investimentos são necessários para o sucesso da empresa.
Assim sendo, é por meio do planejamento orçamentário que decisões mais assertivas podem ser tomadas. Ele também impulsionará uma previsão do financeiro.
É por isto, que este plano deve começar estabelecendo o lucro e as metas de crescimento que você quer obter ao final do período previsto.
Por exemplo, você pode registrar que ao final, deseja aumentar o faturamento para obter um lucro de 20%, 30%, etc.
Também é possível planejar um fim de período sem dívidas, ou prever condições para investir em marketing e cativar maior clientela. Ou talvez programar o lançamento de novidades dentro de sua marca, entre outros objetivos.
Enfim, com este plano orçamentário você terá uma estimativa de que receitas e despesas terá. Seu financeiro estará organizado e pronto para enfrentar qualquer imprevisto, pois suas metas terão suporte em base mais real, através destas projeções.
Primeiramente é preciso dizer que não há desvantagens em planificar o futuro da empresa. Um negócio que preze o sucesso necessita disso, com certeza.
As vantagens são muitas, visto que este tipo de orçamento se assemelha a um mapa que traça caminhos futuros de um empreendimento. Mostra onde se pretende chegar, com que meios fazer isso e por onde caminhar.
Por fim, você terá organizado um plano, que te possibilitará decidir gastos, reduzir custos e tomar decisões para o futuro.
Existem alguns tipos de planejamento orçamentário. Conhecê-los pode te ajudar a decidir qual o melhor para seu negócio.
A diferença entre eles, está no foco de cada um, no variado tempo de projeção e na flexibilidade. A aplicabilidade também os difere, pois nem todos são aplicáveis aos objetivos de quaisquer empresas.
Note você mesmo as diferenças e analise qual o melhor para seu “business budget planning”.
É arquitetado apenas para o próximo ano. E após sua planificação não sofre mais alterações. Serve de guia, porém continua estático e inalterado, mesmo que o resultado não seja o esperado.
Ele tem, no entanto, alguns benefícios, visto que serve como identificador das estratégias não assertivas. E isso oportuniza tomar decisões para evitar o fracasso dos objetivos finais.
Este possibilita atualizações a todo momento, visto que já é feito para permitir intervenções nos custos e investimentos. Também oportuniza idealizar novas estratégias para aumento da produção.
Este é um planejamento orçamentário dinâmico, já que é revisto mensalmente ou de 3 em 3 meses ou em cada semestre do ano. É aplicável em empresas que produzem itens com ciclo de vida reduzido.
Possui flexibilizado, ou seja, pode ser revisado, alterado a cada mudança de mercado.
É iniciando do zero, sem apreciar as bases históricas que inclui receitas, despesas investimentos e resultados de planos anteriores. À medida que ações vão sendo postas em prática, a ferramenta ajuda a identificar os gastos supérfluos e reduzir custos. É aplicável em médias e grandes empresas.
Esta alternativa é o contrário da Base Zero, já que se vale de dados do orçamento anterior para realizar o orçamento atual. Ao final da elaboração são adicionadas porcentagens de correções com base na inflação. É estimada também, a provável expansão dos setores e as expectativas de melhoria do empreendimento.
Agora, você já pode selecionar o que seria ideal para sua empresa. Como fazer para escolher o Planejamento Orçamentário mais adequado para sua empresa?
Esta não é uma decisão fácil, por isso, é questão que não deve ser resolvida por um só. Assim como a elaboração do Planejamento Orçamentário é elaborado por uma equipe, esta escolha também cabe a todos que administram a empresa e seus colaboradores principais.
Antes de decidir com seus pares o que é mais adequado à empresa, saiba que é necessário levar em conta os aspectos abaixo:
Reunindo seu time, certamente será tomada a decisão mais acertada, a respeito de qual plano a adotar.
Você já deve imaginar o quanto deve ser cuidadosa a elaboração de um planejamento orçamentário, não é? Leve em conta que precisa ser minucioso e detalhado, e que deve aproveitar o máximo de experiências possíveis.
Munido de boa disposição e de boas ideias, reúna seus parceiros e inicie o projeto. Podemos te ajudar enumerando uma espécie de passo a passo. Pode servir para te guiar neste árduo trabalho.
Você deve providenciar, antes de tudo, um diagnóstico das finanças em geral. É necessário que a situação atual da empresa seja claramente conhecida, antes de pensar os próximos períodos.
Tenha em mente que será preciso algumas ações como:
Por fim, conclua sua análise verificando se a empresa cresceu, se está evoluindo, se está estacionada ou se está tendo prejuízos. A partir dessa conclusão é que poderá seguir para a próxima etapa.
Sabendo em que pé está a situação da empresa, você tem de onde partir, para definir onde deseja chegar. Em outras palavras poderá determinar suas metas financeiras futuras.
Mas, se está em dúvida sobre que objetivos almejar, veja abaixo alguns exemplos.
Você pode determinar objetivos como:
Um ponto relevante é estabelecer o valor dos percentuais, por exemplo: redução de 30% dos custos, aumento de 40% de lucro etc.
Outro aspecto que dá vida ao projeto orçamentário é determinar prazos. Isto é válido, principalmente em um planejamento flexível, pois tira a empresa da zona de conforto e impulsiona a corrida pelos resultados.
Delinear a projeção de vendas é bem relevante. Trata-se de elaborar uma expectativa de vendas, ou seja, quanto se pretende vender neste período.
Neste ponto, uma base financeira deve ser pensada, a partir daí, itens como despesas e custos também serão planeados.
Neste quadro de projeção de vendas você deve levar em conta todos os canais da empresa, sejam lojas físicas ou online, através de revendedores, ou outros.
Depois disso calcule o volume de vendas de cada um destes canais. Faça por fim, uma estimativa para saber quanto precisará vender no próximo período.
Em sua lista não podem faltar os custos e as despesas, variáveis e fixas. Veja exemplos de alguns custos e despesas:
Programe que investimentos podem ser feitos para impulsionar o crescimento. Aqui é que entram algumas possibilidades citadas acima como: criação de nova filial, aquisição de recursos tecnológicos, ampliação do quadro de funcionários, entre outras pretensões.
Neste ponto será preciso analisar as formas de investimentos e de onde sairão os recursos financeiros. Entre as alternativas estão: utilizar capital que tenha sido previamente reservado para expansão da empresa; fazer um empréstimo; procurar investidores que queiram tornar-se acionistas.
Finalmente registre tudo em forma de planilha ou software próprio para isto. Caso necessite de um modelo, existem muitos na Internet, prontos para serem baixados. Facilitam bastante o trabalho.
Um aspecto que requer atenção é a análise ao final do plano. Chegando neste ponto, é preciso somar a receita diminuir os custos para saber se o lucro almejado será alcançado.
Nesse caso, um plano que prevê, por exemplo obter um lucro de 20%, deve revelar este percentual de lucratividade no resultado. A meta de resultados tem que ser atingida.
Finalmente, é necessário ressaltar que o Planejamento Orçamentário empresarial não deve ser elaborado apenas por um membro da empresa é preciso envolver os empresários sócios, o financeiro, e se possível os principais representantes dos setores da empresa.
Sendo assim todos tomarão parte na confecção e estarão a par do quanto precisam trabalhar para alcançarem os objetivos. Todos saberão quais são as metas, receitas e custos a serem alcançados.
Se ainda não tem um Planejamento Orçamentário empresarial aproveite as dicas e elabore o seu. Se gostou das sugestões compartilhe esse artigo.
Clique aqui para entrar em contato conosco para maiores informações sobre os treinamentos, programas e palestras sobre Gestão Financeira e de Empresas que oferecemos.
Quais as Soft Skills que devemos desenvolver? Valeria Nakamura...
Continuar lendo >Quero fazer um trocadilho entre ser um empresário da...
Continuar lendo >Quantas vezes você acreditou que não poderia fazer algo...
Continuar lendo >