Sustentabilidade empresarial: entenda o conceito e como aplicá-lo

A gestão de negócios envolve desafios das mais diversas ordens para quem está na liderança. A compreensão sobre o conceito de sustentabilidade empresarial pode ajudar bastante quem deseja triunfar em sua jornada empreendedora.

Sustentabilidade empresarial parte de uma ideia mais ampla da gestão, com foco no desenvolvimento sustentável. Do ponto de vista da sociedade como um todo, o desenvolvimento sustentável tem a ver com preocupação ambiental, planejamento participativo e a criação de uma nova organização social e econômica.

O que é a sustentabilidade empresarial?

A ideia de desenvolvimento sustentável só pode ser executada com sucesso se houver envolvimento das empresas. Por exemplo, o cuidado com os recursos naturais e o respeito aos direitos humanos são valores que ajudam a compor a sustentabilidade empresarial.

Empresas sustentáveis são, portanto, aquelas que planejam o seu crescimento de uma forma que não crie impactos negativos. É a antítese daquela ideia de “crescer a qualquer custo”.

Sustentabilidade empresarial pode ser definida como a aplicação do ideal de desenvolvimento sustentável nos negócios.

Como a sustentabilidade empresarial beneficia o negócio?

Um empreendedor que decide implementar a sustentabilidade empresarial em seu negócio tem muito a ganhar. Em primeiro lugar, existe o benefício inerente à iniciativa de não ter impacto negativo sobre o ambiente e sobre a sociedade.

Esse aspecto tem um reflexo positivo também na visão dos consumidores. Nas últimas décadas, a consciência das populações a respeito do desenvolvimento sustentável cresceu muito. Sobretudo os mais jovens valorizam as empresas que demonstram estar preocupadas em abraçar essa causa.

Existe, ainda, a possibilidade real de ganho prático por meio da economia de recursos. Práticas como a reciclagem, reutilização de água e redução do consumo de energia podem representar um ganho significativo.

Como aplicar a sustentabilidade empresarial?

Agora que você já está mais familiarizado com o conceito de sustentabilidade empresarial, vale a pena compreender como colocá-lo em prática. Existem vários caminhos, que podem ser divididos em três grandes grupos de ações:

  • Priorize a economia de recursos: existem muitos gastos que podem ser minimizados em um negócio. A sua empresa provavelmente consome energia e água, gera lixo em seus processos. Busque caminhos para reduzir o consumo de luz, reutilizar água e reciclar de uma forma que não comprometa o seu processo produtivo.
  • Valorize seus colaboradores: o capital humano é a grande riqueza de qualquer negócio. Valorizar as pessoas é parte essencial da sustentabilidade empresarial. Assegurar salários dignos e pagos em dia, um ambiente saudável de trabalho e programas de capacitação são algumas das formas de dar reconhecimento aos colaboradores.
  • Desenvolva ou dê apoio a projetos ambientais e sociais: a relação com o meio ambiente é um dos pilares do desenvolvimento sustentável. O seu negócio pode fomentar projetos voltados à preservação e à utilização consciente dos recursos. Essa ideia de apoio se estende também à questão social, pois o bem-estar da sociedade como um todo está entre as diretrizes da sustentabilidade empresarial.

Modernize a gestão da sua empresa

A sustentabilidade empresarial é uma das melhores maneiras de modernizar a gestão, mas é importante ir além dela e se dedicar a outras transformações. Uma delas é a implementação de uma gestão 4.0, você já ouviu falar nesse conceito? Aqui em nosso blog, preparamos um post especial para explicar como funciona a gestão 4.0 e a liderança nesse novo contexto. Clique aqui e confira!

Ultimos Artigos