Como dar feedbacks? E por quê?

Como dar feedbacks? Você sabe fazer isso sem gerar um cenário constrangedor? Certamente, já deve ter vivenciado situações difíceis por ter que expressar seu ponto de vista a respeito de algo.

E se você é um gestor, sabe o quanto é importante dar este retorno para seus colaboradores. Na verdade, em uma empresa esta atitude deve ser frequente, quase habitual.

E se está se perguntando o porquê da importância de dar feedback, saiba que é um dos aspectos que mais pode ajudar no bem-estar de um empreendimento.

Toda instituição que torna o feedback um hábito tem como resposta maior destaque no mercado. E isso é simples de entende se pensarmos no potencial que tem essa ferramenta. É um jeito ideal de identificar o que não anda bem e corrigir.

Aqueles que permanecem vigilantes e usam este instrumento para avaliar os trabalhos e tomar impulso para crescer, estão no caminho certo.

E você, o que pensa disso tudo? Costuma dar ou receber feedback em seu trabalho? Já conhece o segredo que faz com que esta técnica funcione? Hoje, é sobre isso que conversaremos.

Fique com a gente e veja se você concorda com a ideia de que dar feedback é essencial e necessita ser emitido com frequência. Veja o conceito e entenda por que as pessoas têm tanto medo desta forma de avaliação.

Que tal começar entendendo o que significa feedback?

Vai dar feedback? Primeiramente entenda o que é.

Primeiramente vamos entender de vez o que é feedback. O termo vem do inglês e significa retorno, comentário, ponto de vista ou avaliação. E é exatamente isso que esta ação revela. Podemos perceber que é uma palavra neutra, porém ao longo do tempo, o feedback foi deturpado, visto como algo negativo, pois só é dado quando acontece algo que não se gosta ou está fora dentro do padrão esperado.

E quando há um acontecimento bacana, poucas pessoas se lembram de dá-lo, de reconhecer a ação do outro.

Quando damos feedback a respeito de um trabalho ou de uma situação, estamos expressando opinião e sugerindo melhorias ou constância. Sendo assim um retorno positivo quer dizer que o caminho está certo. Por outro lado, quando é não adequado ou incorreto, significa que algo precisa mudar.

Por tudo isso, podemos dizer que dar feedback é de grande ajuda para o bom andamento de uma empresa. É necessário, portanto, entender como fazer isto e por que importa tanto.

Dar Feedback: Conheça vantagens e veja quando a técnica falha.

Não são poucas as pessoas que detestam essa atitude, apesar de reconhecer sua relevância. A rejeição de muitos é compreensível. Muitas vezes, transforma-se em situação constrangedora.

No entanto, isso somente ocorre quando o gestor, responsável pela ação, não sabe como conduzir esta estratégia. Um feedback bem-feito traz múltiplas vantagens. Veja se você concorda com os benefícios que entrega.

Feedback: Traz vantagens para a empresa?

O desempenho dos funcionários de uma empresa está diretamente vinculado ao retorno que é dado pelos trabalhos realizados. Afinal, é a avaliação que faz encontrar melhores caminhos.

Quando o feedback faz parte da rotina é possível detectar o que está inadequado antes que se concretize. E isso, gera muitas vantagens, como por exemplo:

  • Analisa as ações no decorrer do processo, permitindo correções e alterações;
  • As lições aprendidas servem para melhorar as ações futuras;
  • Auxilia no aperfeiçoamento de performance otimizada;
  • Eleva a autoestima dos profissionais, que passam a esforçar-se mais. Sendo assim é um estimulador de produtividade;
  • Serve como impulso para o crescimento, tanto dos profissionais, quanto da empresa como um todo;
  • É um modo de identificar forças e pontos a melhorar. E nesse caso, os pontos a melhorar são revertidos em aprendizados, enquanto os pontos positivos são fortalecidos;
  • A empresa passa a contar com uma relevante ferramenta para gestão dos grupos e para mensuração de resultados;
  • Possibilita o compartilhamento de ideias, opiniões e sugestões que venham contribuir para o triunfo da empresa;
  • Otimiza a qualidade dos serviços prestados e dos produtos da marca;

Como você pode perceber, são inúmeros os benefícios. Mas, uma dúvida que paira é sobre a forma melhor de utilizá-lo.

Feedback nas empresas? Quando a estratégia falha

Um ponto importante quando se adota o feedback é fazê-lo como via de mão dupla. Esta é a forma mais assertiva de empregá-lo. Já te dizemos o porquê.

O que ocorre é que um feedback precisa caminhar em duas vias. Ou seja, as melhorias, sugestões e ideias precisam ser faladas, mas precisam ser ouvidas também. Mas, como seria isso?

Muito simples. Uma equipe gestora precisa saber falar, sugerir, solicitar e exigir adequadamente, porém, é crucial que também saiba ouvir. Dessa forma, os feedbacks não podem ser de mão única, vindo somente de uma direção.

A empresa tem que ouvir o feedback de seus clientes, de sua equipe de colaboradores e até mesmo de seus concorrentes. São vozes reveladoras, que vão soprar aos ouvidos empresariais, tudo aquilo que não vai bem.

Portanto, os gestores precisam estar prontos para ouvir o feedback de seus parceiros e clientes. Quando não é trocado dessa forma, os resultados não são eficientes. E aí, em lugar de benefícios o processo falha e acarreta desvantagens, como por exemplo:

  • Colaboradores desconsideram as sugestões e melhorias;
  • Equipes ficam desmotivadas;
  • Clientes sentem-se ignorados;
  • Perdem-se sugestões que poderiam ser valiosas.

Existem vários tipos de feedback. E você precisa inteirar-se deles, antes de aplicá-los.

Os Tipos de Feedback

O feedback nada mais é do que uma avaliação. Esta surte efeitos excelentes quando acontece de maneira estimuladora e motivante. É instrumento inegavelmente eficiente para o crescimento pessoal e para o desenvolvimento da empresa.

No entanto, muitas vezes, não é bem-vindo. Isso ocorre quando aplicados inadequadamente. Para evitar que o feedback seja dado em situação inoportuna, conheça os diversos tipos que existem.

 Feedback positivo – quando deve ocorrer

O feedback pode ser positivo quando se deseja que o colaborador saiba que está caminhando na direção correta. De certo modo, é um jeito de reconhecer o esforço e bom desempenho. Este deve ser dado quando o time está conseguindo bater metas e ir além.

Quando um feedback de melhoria se faz necessário

Apontar erros e corrigir posturas nem sempre é fácil. E é isso que o feedback de melhoria faz. É dado quando os objetivos não são alcançados.

Este retorno também deve ser dado quando funcionário ou grupo estão desempenhando bem suas funções, mas ainda precisam de ajustes. Ele está, nesse caso, indicando melhores caminhos e alternativas que aumentem as chances de bons resultados.

 

Aquele que avalia precisa fazê-lo com respeito e educação, para evitar que se torne uma situação conflituosa.

Deve ser dado concretamente, para que o trabalhador entenda com clareza os pontos em que precisa melhorar.

O foco desse tipo de feedback é destacar esforços, valorizando o que está sendo realizado e indicando formas de maximizar o crescimento.

Quando dar um Feedback e qual o mais adequado a cada situação?

Saber quando e como dar um feedback é importante. Em virtude disso, trazemos para você o quadro abaixo, com algumas situações e o feedback mais adequado a cada uma delas. Te servirá como bom modelo em suas ações.

 

Situação  

A quem se aplica

 

Resultados na empresa Tipo de Feedback
Metas propostas  cumpridas e dificuldades superadas. Colaboradores ou equipes de vendas. Aumento das vendas. Positivo
Jornada de trabalho mal cumprida, permeada de faltas e atrasos. Funcionário Atraso na produção Melhoria
Equipe centrada na produção, que se esforça, mas ainda não consegue bater as metas dentro do tempo predeterminado. Equipe de produção Não atende às expectativas esperadas. Melhoria
Colaborador dá conta de Projeto e consegue finalizá-lo eficazmente, antes do prazo solicitado. Colaborador individual Impulsiona crescimento da empresa Positivo

 

Um aspecto importante ao dar feedback é ter bem claro que todos nós falhamos em algum momento, e de algum modo. Somos suscetíveis ao erro. Para contornar essas situações é que os feedbacks existem e concedem uma outra oportunidade.

Todo gestor deve saber disso, e precisa estar ciente de que é tão humano quanto seus colaboradores.

Além disso, quem avalia e dá os feedbacks deve entender que estes retornos não são apenas críticas vazias. Servem para reencaminhar os processos e retomar o caminho, agora de maneira mais acertada. Enfim, é um meio de indicar para onde seguir e como fazer isso.

Dar feedback possibilita tomar impulso para o alto. Quem vislumbra o crescimento valoriza a estratégia e se destaca a cada dia tornando sua empresa mais produtiva e eficaz.

Agora conte para nós se você já precisou dar feedbacks ou se já os recebeu, em algum momento de sua vida. Nos diga como foi. Comente e não deixe de compartilhar o post com seus amigos.

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