Quais as Soft Skills que devemos desenvolver?
Quais as Soft Skills que devemos desenvolver? Valeria Nakamura...
Continuar lendo >Estratégias para evitar a procrastinação é o assunto deste artigo. Se você chegou aqui é porque você precisa disso, afinal descobriu o quanto precisa mudar um tantão de coisas em seu cotidiano.
Você já percebeu que a procrastinação tem sido a principal responsável por suas dores de cabeça? Ela gera mesmo problemas. Seja no trabalho ou em outro âmbito da vida, este mal sempre provoca consequências estressantes.
Imagina quantas oportunidades perdidas por ter acumulado tantas tarefas por causa de sua procrastinação e como consequência deixou de realizar várias! E nem quero te lembrar daquela sensação, terrível, de incapacidade de administrar a própria rotina. Não tem coisa pior do que missão não cumprida.
Mas, isso pode melhorar, sabia? Não podemos te prometer que você vai eliminá-la, pois isso seria inviável. Acabar com a procrastinação é impossível, já que ela é inerente ao ser humano, mas podemos reduzi-la, mantê-la sob controle e minimizar o prejuízo que ela pode causar.
Quer saber como fazer? Quer conhecer estratégias para evitar a procrastinação? Deseja mantê-la bem reduzida e em seu devido lugar? Então, leia o artigo. Aprenda a agir no momento exato em que a protelação ataca. Aprenda a se defender do “deixa pra mais tarde”, “amanhã eu vou”, “depois eu faço”!
É verdade mesmo! Existem táticas que funcionam nestes casos. São modos de otimizar a produtividade e formas de programar a mente para impedir o adiamento das tarefas. Antes, porém, de colocá-las em prática, você precisa compreender bem o que é procrastinação e por que procrastinamos.
Procrastinar é deixar para depois, adiar, delongar e muitos outros verbos semelhantes, que terminam em um só significado: “Tarefas sem fazer, serviço acumulado e sensação frustrante de inutilidade”.
Mas, não se assuste, procrastinar é próprio do ser humano. Todos nós temos esta dificuldade de focar no que importa. Deixamos de realizar o que é obrigação para deixar nosso sistema límbico satisfeito. Entenda por quê.
Saiba que , na verdade, procrastinar nada tem a ver com preguiça, mas tem muito a ver com as emoções e com o cérebro. O sistema límbico é uma parte do nosso cérebro onde estão os centros do prazer. Em contrapartida temos o córtex pré-frontal que é nosso lado racional, ou seja, nos chama à consciência.
O límbico entra em conflito com o córtex frontal a cada vez que temos que decidir em fazer ou não, uma determinada tarefa. As tomadas de decisões estão diretamente implicadas com estes sistemas.
Enquanto o límbico quer evitar tarefas desagradáveis e enfastiantes, o córtex pré-frontal se empenha em te fazer cumprir a obrigação.
Uma batalha se trava dentro de nós quando precisamos deixar, por exemplo, de ver nossa série favorita para focar na realização de um trabalho.
Um aspecto bastante curioso é que a procrastinação não acontece somente com as tarefas de trabalho. Nós temos tendência a adiar qualquer coisa que não nos dê prazer imediato ou que acreditamos ser muito difícil. Fazer a unha, fazer dieta, pagar contas, estudar, ler um relatório.
O ser humano tem natural preferência por aquilo que é mais fácil, mais prazeroso, e pelo que traz retornos rápidos. E por isso, procrastinamos o que não é lazer. O problema maior é quando a procrastinação se torna uma rotina, vira hábito e gera consequências.
Você sabe identificar a procrastinação?
Observe o infográfico abaixo e reflita sobre as atitudes. Elas descrevem algum comportamento semelhante ao seu? Sim ou não?
Alguma coincidência com seu cotidiano? Se pelo menos 4 ou 5 destes fatos são corriqueiros em seu dia a dia, então, sim, você está procrastinando! Mas e daí? Que consequências isso pode trazer para sua pacata vidinha?
A resposta para a questão acima é um redondo sim! E os resultados de procrastinar não são nada bons. Deixar para amanhã, para depois ou entrar nessa do “depois eu faço” pode ser tranquilo naquele momento, mas o resultado desse adiamento é estressante.
Dá uma olhada no quadro e observe os resultados de procrastinar
Como você pode ver, os procrastinadores acabam tendo vários problemas na vida. Devido a isso é que vale a pena buscar reduzir ao máximo esta condição. Veja como no tópico abaixo.
Este é um tema muito pesquisado. Entre os estudiosos experts que investigam o assunto, está Christian Barbosa. Empresário, consultor e especialista em produtividade, escritor de best-seller e conhecedor do assunto.
Em seu livro “Por que as pessoas não fazem o que deveriam fazer?”, Christian nos revela os muitos aspectos da procrastinação. Trata-se de uma dificuldade que não é problema de caráter, como alguns pensam.
Segundo ele, procrastinar faz parte da personalidade humana e por isso, não podemos eliminá-la de nosso cotidiano.
No entanto, o autor nos diz que podemos evitá-la. Podemos controlá-la para que não se torne um obstáculo prejudicial a nossos planos.
Trabalho, profissão, estudos e até os relacionamentos dependem do bom cumprimento de horários e tarefas. E tudo isso sofre um declínio, muitas vezes, imensurável devido à procrastinação.
Porém, para todo problema existe uma solução. E é este autor que nos revela algumas formas de evitar essa dificuldade. Ele nos fala de duas técnicas excelentes para impedir que o problema avance e assuma dimensões desastrosas.
Esta estratégia baseia-se no fato da formiga ser ignorada o tempo todo por ser insignificante. Ela é tão pequenininha que passa despercebida e sua presença não faz muita diferença.
Aplicando esta característica da formiga, em nosso dia a dia podemos transformar uma tarefa hercúlea em algo tão insignificante quanto uma formiguinha. Mas, como se faz isso? É simples.
Suponhamos que você tenha que ler um livro de 500 páginas e tenha se programado para ler meia hora, todo dia.
No entanto, quando você tenta cumprir esta tarefa, percebe que não conseguirá cumpri-la. Ler por meia hora não é possível para você, visto que há muitas outras atividades por fazer. Além disso, te cansa só de pensar em ficar lendo por 30 minutos.
Nesse caso, a solução que Christian Barbosa nos apresenta é aplicar a técnica formiguinha, tornando esta atividade tão mínima quanto este insetozinho. Ao invés de ler por meia hora, você fragmenta a ação. Lê duas páginas.
Dessa forma você criará momentos-formiga. Você começa a ler, termina as duas páginas e acaba lendo mais uma ou duas. E quando percebe está lendo 2 ou 3 capítulos inteiros. Estará estabelecendo padrões e aos poucos criará uma rotina.
Outra técnica para impedir que a procrastinação domine sua existência é a Técnica dos 5
Esta técnica tem origem no mindfulness. E até nos lembra a sabedoria dos monges tibetanos. Trata-se de obter atenção plena, foco total no agora, no presente. Veja um exemplo e entenda como aplicá-la.
Exemplo:
Voltemos à situação do livro que você tem obrigação de ler. Nesse caso, só de imaginar que terá que ler aquilo tudo, seu subconsciente já sussurra em seus ouvidos: ” É muita coisa! Ler aquilo tudo? “Ai que chato!” E você desanima.
Porém, é nesse ponto que você pode aplicar a técnica dos 5.
1º- Comece no 5. Conte 5 e dê uma olhada pelo ambiente em que você está;
2º- Conte 4 – Repita o olhar pelo ambiente;
3º – Conte 3 e respire;
4º- Conte 2 e pense na atividade que você precisa fazer, nesse caso ler o livro;
5º- Conte 1 – Levante e vá executar a tarefa.
Experimente, você verá que funciona de verdade. A tendência é ir reduzindo gradativamente a procrastinação.
São dois modos simples de dar um break na procrastinação. Mas saiba que não é só isso. Existem muitas outras estratégias para diminuir esta protelação. Continue lendo e confira.
Quando se deseja realmente mudar de vida para melhorar a performance e a produtividade, vale se apropriar de todo o conhecimento disponível. Agora que você já conhece duas boas técnicas, que tal ficar por dentro de algumas dicas ótimas que podem ajudar?
Um plano de tudo que você tem a cumprir no decorrer da semana, vai contribuir muito para evitar os adiamentos prejudiciais. Passando suas tarefas para o papel, você terá uma preocupação a menos. Não precisará ficar guardando-as em seu cérebro. Estará desocupando sua mente.
Você já acorda, olha a agenda e já parte para o que deve realizar. Já percebeu quanto tempo você perde , de manhã, tentando lembrar o que tem que fazer primeiro? Pensando no que é primordial e no que não pode deixar de ser feito?
A ideia aqui é dividir a tarefa que você tem a fazer em várias etapas. Se a missão é dura e impossível de cumprir, pegue-a e transforme-a em missões menores e viáveis.
Dividindo a tarefa, ela ficará bem fácil. E você conseguirá completá-la com muito mais eficiência e rapidez. Sem contar que será mais uma obrigação cumprida.
Faça isso, mesmo para as tarefas grandes e complexas. Neste caso, como você irá dividi-las em etapas menores, determine prazo para cada etapa. Defina datas para término das atividades e para entrega, preferencialmente, antes da data final. Antecipe-se sempre.
Eles existem. Você sabia que Facebook, Instagram, Twitter, Whatsapp e Websites, celular e conversa fiada, podem roubar seu tempo? Elimine essas distrações quando estiver trabalhando. Experimente desconectar-se enquanto produz e você produzirá de verdade.
Se você é do tipo que a manhã é mais produtiva, coloque essa atividade “chata” nesse momento. Se você é mais focado à tarde, a coloque nesse período. Fazendo isso, você terá menos chance de procrastinação, pois é o horário que você está mais desperto.
Isso ajuda bastante a incentivar a começar imediatamente o trabalho. E também promove a produtividade. Estabeleça pequeninas recompensas para cada tarefa que concluir. Seu cérebro atuará com mais afinco, pensando no que ganhará quando vencer a tarefa.
Muito se fala da plasticidade cerebral. Ou seja, aquela capacidade que os neurônios têm de reorganizarem-se mediante experiências novas. No entanto, o cérebro não pode tudo.
Realizar, ao mesmo tempo e com eficiência, duas atividades que exigem foco não é possível para nós. Você até pode fazer, porém, uma delas, ou ambas, vão sair mal feitas.
Executar múltiplas atividades de atenção e concentração simultaneamente, não é viável e ainda é um passo na direção da procrastinação. A pessoa tem que alternar entre uma coisa e outra, perdendo um tempo precioso e não dando conta de nada.
Muitas vezes, não há necessidade de ser você, a pessoa que executa a tarefa, você pode terceirizar ou delegar, porém sempre com antecedência para evitar urgências.
Em alguns momentos, não tem como fugir de algumas tarefas. Pense nas consequências negativas se não fizer e aí parta para a execução.
“Deixa pra depois” e “mais tarde eu faço” são expressões que você deve riscar de sua vida. Nunca deixe para depois. Faça o que deve ser feito. Corte a procrastinação antes que ela assuma o poder sobre você.
Para isso, um planejamento é legal. Vai te ajudar a ter hora para todas as atividades, inclusive para o lazer.
E estas são apenas algumas sugestões. Se experimentar você verá que aos poucos tudo muda. Aplicando boas técnicas você se livra desse problema.
Estratégias para evitar a procrastinação são o melhor modo de mudar sua rotina, para te livrar dessa característica frustrante. Então comece de uma vez. E se achou o artigo significativo, compartilhe com seus amigos.
Clique aqui para maiores informações sobre nossos treinamentos.
Quais as Soft Skills que devemos desenvolver? Valeria Nakamura...
Continuar lendo >Quero fazer um trocadilho entre ser um empresário da...
Continuar lendo >Quantas vezes você acreditou que não poderia fazer algo...
Continuar lendo >